terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Boletim Rally Dakar 2014: Balanço final - 20/01/2014

Rally Dakar 2014: Balanço final por Assessoria de Imprensa

Marc Coma - KTM 450 Rally
Foto: Divulgação

Ignacio Casale - Yamaha Raptor 700
Foto: Divulgação - Gigi Soldano/DPPI

Nani Roma / Michel Périn - Mini ALL4 Racing
Foto: Divulgação

Andrey Karginov/Andrey Mokeev/Igor Devyatkin - Kamaz
Foto: Divulgação

Marc Coma (motos), Ignacio Casale (quadris), Nani Roma/Michel Perin (carros) e Andrey Karginov/Andrey Mokeev/Igor Devyatkin (caminhões) foram os vencedores do Rally Dakar 2014.

Dos 431 veículos (174 motos, 40 quadriciclos, 147 carros e 70 caminhões) que largaram de Rosário, na Argentina, apenas 47% ou 205 veículos (78 motos, 15 quadris, 62 carros e 50 caminhões) chegaram a Valparaiso, no Chile, completando as 13 etapas que somaram quase 9.000 quilômetros percorridos, o que faz com que o trajeto da 36ª edição da prova seja considerado um dos mais seletivos das seis edições da prova na América do Sul.

Nas motos, Marc Coma conquistou o tetracampeonato (2006, 2009, 2011 e 2014). A KTM manteve seu domínio, são 13 anos consecutivos de sucessos da fábrica austríaca na competição. O piloto espanhol foi rápido e muito regular, sempre cometendo poucos erros e figurando diariamente entre os mais rápidos, aproveitando as oportunidades que os adversários deixaram escapar para abrir uma vantagem incontestável de quase duas horas sobre o concorrente mais próximo, seu companheiro de equipe e conterrâneo Jordi Viladoms, que também esteve ao lado de Coma nos pódios de 2009 e 2011. O francês Olivier Pain (Yamaha) completou o Dakar na 3ª posição, seguido do francês pentacampeão Cyril Despres (Yamaha) e do português Helder Rodrigues (Honda).

A KTM apostou no mesmo modelo vencedor de 2013, que é equipada com um motor robusto e potente, uma cambio confiável e uma das poucas motos que continuam utilizando carburador em vez da injeção eletrônica, tecnologia dominada pela fábrica austríaca que prefere ser conservadora, tanto que continua utilizando um quadro mais longo, derivado da 670, que privilegia a pilotagem em alta-velocidade, em detrimento da maleabilidade em trechos muito sinuosos.

Como em qualquer competição envolvendo motores, os pneus são decisivos para o resultado, ainda mais nesta prova onde grandes distancias precisam ser percorridas sem paradas. O regulamento não restringe quanto a marcas, mas a Michelin é quase uma unanimidade entre os competidores e ficou com as 10 primeiras posições.

Nos quadris o chileno Ignacio Casale (Yamaha) venceu oito das 13 especiais e viu seus rivais, como Marcos Patronelli (Yamaha) e Sergio Lafuente (Yamaha) abandonarem. Vice em 2013, Casale comemorou o título inédito em casa. Rafal Sonik (Yamaha) ficou com o vice-campeonato, seguido de Sebastian Husseini (Honda).

Já nos carros, os Mini ALL4 Racing da equipe X-Raid ficaram com as três posições do pódio. Nani Roma levou o segundo título em dez anos (em 2004 ganhou nas motos com KTM), o primeiro nos carros. Ao lado do francês Michel Perin, ele superou o multicampeão Stephane Peterhansel (Mini) e o catariano Nasser Al-Attiyah (Mini), segundo e terceiro, respectivamente. A festa da equipe acabou sendo manchada por conta de uma polêmica. Na penúltima etapa, Peterhansel e Nasser revelaram a ordem do chefe da equipe para diminuírem o ritmo, definindo Roma como campeão.

Vencedor pelo terceiro ano consecutivo, o Mini ALL4 Racing é um protótipo derivado do antigo modelo utilizado pela escuderia alemã, o BMW X3. Além do know-how de anos de experiência acumulada, este é um Mini anabolizado com o motor BMW 3.0 Turbo Diesel. O esquadrão Mini (que também ficou com a 5ª, 6ª, 9ª, 10ª, 11ª e 12ª classificações) dominou praticamente todo o rally. Os únicos carros a rivalizarem foram os V8 gasolina aspirados do Toyota de Giniel de Villiers, 4º colocado na classificação geral, e o Buggy SMG do espanhol Carlos Sainz, que venceu algumas etapas e chegou a liderar, mas abandonou a prova num acidente durante um deslocamento.

O motor turbo diesel da BMW é um diferencial, potente, com muito torque, confiável e econômico. Mas o regulamento da prova continua privilegiando o motor diesel, que consegue respirar mais nas grandes altitudes, e carrega menos peso de combustível para completar as longas etapas de quase 800 km. A última vitória de um motor gasolina aspirado foi em 2007, da Mitsubishi. Em 2008 a prova foi cancelada por ameaça terrorista, depois a Volkswagen venceu 2009, 2011 e 2011 com o protótipo Touareg que também era empurrado por um motor Turbo Diesel.

Assim como nas motos, apesar da prova ser aberta para a escolha de fornecedores de pneus, a Michelin ficou com as 10 primeiras posições.

Nos caminhões a disputa foi até o quilômetro final. Após 55 horas de prova a diferença entre os dois primeiros colocados foi de míseros três minutos. Os russos Andrey Karginov/Andrey Mokeev/Igor Devyatkin formaram o trio vencedor com um caminhão Kamaz, após uma grande batalha com o caminhão Iveco comandado pelo holandês Gerard De Rooy. A terceira colocação foi para outro Kamaz, do russo Eduard Nikolaev, campeão da prova em 2013.

Também na categoria dos pesos-pesados, os pneus Michelin equiparam os veículos vencedores.

Colaboração especial de Klever Kolberg para http://www.michelin.com.br/

Créditos: www.klever.com.br.

Boletim Rally Dakar 2014: 13ª e última etapa caminhões – 18/01/2014

Rally Dakar 2014: 13ª e última etapa caminhões – Título é de Andrey Karginov por Assessoria de Imprensa

Andrey Karginov / Andrey Mokeev / Igor Devyatkin - Kamaz
Foto: Divulgação

Gerard De Rooy / Tom Colsoul / Darek Rodewald - Iveco
Foto: Divulgação - Francois Flamand/DPPI

O Kamaz dos russos Andrey Karginov, Andrey Mokeev e Igor Devyatkin conquistou o título da categoria caminhões do Rally Dakar 2014. No acumulado após 13 etapas os russos ficaram 3’11’’ à frente dos vice-campeões, Gerard De Rooy, Tom Colsoul e Darek Rodewald (Iveco). O Kamaz campeão em 2013, de Eduard Nikolaev, Evgeny Yakovlev, Vladimir Ribakov, ficou com a terceira posição no pódio.

Na 13ª e última etapa do Rally Dakar 2014, disputada neste sábado, dia 18/01, partindo de La Serena rumo a Valparaíso, no Chile, a vitória ficou com o caminhão Tatra pilotado pelo checo Ales Loprais, seguido por De Rooy e Nikolaev,

O equilíbrio na categoria foi grande. Gerard De Rooy liderou praticamente toda a prova, sendo superado por Andrey Kargnof na antepenúltima etapa. Foram oito diferentes vencedores nas especiais, na categoria que começou com 71 veículos em Rosário e finalizou com 49 em Valparaíso.

Classificação (extraoficial) - 13ª etapa

1º Ales Loprais / Serge Bruynkens / Radim Pustejovksy (Tatra): 02:17:37
2º Gerard De Rooy / Tom Colsoul / Darek Rodewald (Iveco): + 00:02:25
3º Eduard Nikolaev / Evgeny Yakovlev / Vladimir Ribakov (Kamaz): +00:02:53
4º Hans Stacey / Detlef Ruf / Bernard Der Kinderen (Iveco): + 00:04:22
5º Jo Adua / Ferran Marco Alcayna / Marc Torres (Iveco): + 00:04:25

Classificação (extraoficial) - Acumulado após 13 etapas

1º Andrey Karginov / Andrey Mokeev / Igor Devyatkin (Kamaz): 55:00:28
2º Gerard De Rooy / Tom Colsoul / Darek Rodewald (Iveco): + 00:03:11
3º Eduard Nikolaev / Evgeny Yakovlev / Vladimir Ribakov (Kamaz): + 01:34:52
4º Dmitry Sotnikov / Vyatcheslav Mizyukaev / Andrey Aferin (Kamaz): + 03:22:10
5º Antonio Shibalov / Robert Amatych / Almaz Khisamiev (Kamaz): + 04:37:25

Colaboração especial de Klever Kolberg para http://www.michelin.com.br/

Créditos: www.klever.com.br.

Boletim Rally Dakar 2014: 13ª e última etapa quadriciclos - 18/01/2014

Rally Dakar 2014: 13ª e última etapa quadriciclos – Ignacio Casale é o campeão por Assessoria de Imprensa

Ignacio Casale - Yamaha
Foto: Divulgação

A festa da categoria quadriciclos do Dakar 2014 foi chilena. O piloto da casa Ignacio Casale (Yamaha) conquistou o título da 36ª edição do Rally Dakar. Para fechar a prova com chave de ouro, Casale também foi o mais rápido na 13ª e última etapa do Rally Dakar 2014, disputada neste sábado, dia 18/01, partindo de La Serena rumo a Valparaíso, no Chile.

Este é o primeiro título de Casale. Ele foi vice-campeão de 2013. O polonês Rafal Sonik (Yamaha) foi o vice-campeão e o holandês Sebastian Husseini (Honda) ficou com a terceira colocação.

Colaboração especial de Klever Kolberg para http://www.michelin.com.br/

Créditos: www.klever.com.br.
 

Boletim Rally Dakar 2014: 13ª e última etapa carros - 18/01/2014

Rally Dakar 2014: 13ª e última etapa carros – Peterhansel levanta o pé e Roma é campeão do Dakar por Assessoria de Imprensa

Nani Roma / Michel Perin Mini All4 Racing
Foto: Divulgação

Peterhansel segue Nasser
Foto: Divulgação

Stéphane Peterhansel / Jean-Paul Cottret - Mini All4 Racing
Foto: Divulgação

Nasser Al-Attiyah / Lucas Cruz -Mini All4 Racing
Foto: Divulgação

Giniel De Villiers / Dirk Von Zitzewitz - Toyota:
Foto: Divulgação

A dupla Nani Roma / Michel Périn (Mini All4 Racing) conquistou o título da 36ª edição do Rally Dakar. Eles superaram seus companheiros de equipe Stéphane Peterhansel / Jean-Paul Cottret na 13ª e última etapa do Rally Dakar 2014, disputada neste sábado, dia 18/01, partindo de La Serena rumo a Valparaíso, no Chile. O Mini de Nasser Al-Attiyah / Lucas Cruz concluiu a prova na terceira colocação.

Na etapa a vitória ficou com o Toyota de Giniel De Villiers / Dirk Von Zitzewitz, seguido do Mini de Krzysztof Holowczyc / Konstantin Zhiltsov e de outro Mini com Vladimir Vasilyev / Vitaly Yevtyekhov.

A dupla Nani Roma / Michel Périn assumiu a liderança da prova na 5ª etapa, onde fizeram uma excelente navegação, enquanto Stéphane Peterhansel / Jean-Paul Cottret sofreram com vários furos de pneus e estavam 33 minutos atrás dos companheiros. Nas etapas seguintes o que se viu foi uma incrível recuperação de Peterhansel, diminuindo a desvantagem para apenas dois minutos no final da antipenúltima etapa.

Na noite que antecedeu a etapa seguinte, Sven Quandt, dono da equipe alemã, definiu que por segurança a batalha pela vitória deveria acabar e que desta vez o título ficaria com Roma. A notícia caiu como uma bomba na caravana do Dakar, mas esta não seria a primeira vez que este tipo de decisão define a história do Dakar. O atual presidente da FIA, o francês Jean Todt, já teve de recorrer a um cara ou coroa para decidir em 1989 entre Ari Vatanen ou Jacky Ickx quando era o chefe da equipe Peugeot, ou a Mitsubishi quando optou pela vitória de Kenjiro Shinozuka em 1997.

Mas contrariando as ordens, na 12ª e penúltima etapa Peterhansel superou Roma e assumiu a liderança, alegando que não havia atacado, mas que Roma perdera tempo com um pneu furado. Bem, por enquanto ficará a dúvida, se a vitória na categoria foi definida no braço ou na mesa de reunião. O fato é que Roma e Peterhansel levantaram o pé direito nesta última etapa. Roma foi o 4º mais rápido e Peterhansel mostrou claramente que seguiu ordens e completou a etapa numa “descarada” 10ª colocação, cedendo 6’04’’ para Roma, que assim conquista seu segundo título na prova. O primeiro foi em 2004, com uma motocicleta KTM.

Classificação da 13ª etapa (extraoficial):

1 – Giniel De Villiers / Dirk Von Zitzewitz (Toyota): 01:57:07
2 - Krzysztof Holowczyc / Konstantin Zhiltsov (Mini All4 Racing): + 00:00:23
3 - Vladimir Vasilyev / Vitaly Yevtyekhov (Mini All4 Racing): + 00:00:41
4 – Nani Roma / Michel Périn (Mini All4 Racing): + 00:01:40
5 – Orlando Terranova / Paulo Fiuza (Mini All4 Racing): + 00:01:53

Classificação geral após a 12ª etapa (extraoficial):

1 – Nani Roma / Michel Périn (Mini All4 Racing): 50:44:58
2 – Stéphane Peterhansel / Jean-Paul Cottret (Mini All4 Racing): + 00:05:38
3 - Nasser Al-Attiyah / Lucas Cruz (Mini All4 Racing): + 00:56:52
4 – Giniel De Villiers / Dirk Von Zitzewitz (Toyota): + 01:19:07
5 – Orlando Terranova / Paulo Fiuza (Mini All4 Racing): + 01:27:44

Colaboração especial de Klever Kolberg para http://www.michelin.com.br/

Créditos: www.klever.com.br.

Boletim Rally Dakar 2014: 13ª e última etapa Motos - 18/01/2014

Rally Dakar 2014: 13ª e última etapa Motos – Despres vence etapa, Coma é o Campeão por Assessoria de Imprensa

Marc Coma - KTM 450 Rally
Foto: Divulgação

Jordi Viladoms - KTM 450 Rally
Foto: Divulgação

Olivier Pain - Yamaha YZF 450
Foto: Divulgação

Cyril Despres - Yamaha YZF 450
Foto: Divulgação

Joan Barreda - Honda CRF 450 Rally
Foto: Divulgação

O espanhol Marc Coma (KTM 450 Rally) conquistou seu 4º título do Rally Dakar. Coma completou a 13ª e última etapa do Rally Dakar 2014, disputada neste sábado, dia 18/01, partindo de La Serena rumo a Valparaíso, no Chile com uma grande vantagem para o 2º colocado na classificação acumulada, o espanhol Jordi Viladoms (KTM 450 Rally). A 3ª colocação ficou com o francês Olivier Pain (Yamaha YZF 450).

Na etapa a vitória foi do francês Cyril Despres (Yamaha YZF 450), seguido do espanhol Joan Barreda (Honda CRF 450 Rally) e Pain.

Marc Coma tinha uma grande vantagem acumulada e fez o 18º melhor tempo na etapa, garantindo com tranquilidade sua vitória. Coma assumiu a liderança da prova no final da 5ª etapa e manteve o domínio sempre com uma grande margem. O espanhol já tinha três títulos no Dakar (2006, 2009 e 2011), todos pilotando uma KTM. A fábrica austríaca de motocicletas conquistou sua 14ª vitória na prova.

Os dois principais adversários de Coma tiveram problemas. O francês Cyril Despres, dono de cinco títulos (2013, 2012, 2010, 2007 e 2005) mudou da KTM para a Yamaha. Problemas mecânicos e um erro de navegação com a perda de um way point custaram um tempo precioso para Despres, que fez uma prova de recuperação e concluiu o rally na 4ª colocação, perdendo o último lugar no pódio pela diferença de apenas 35’ para seu companheiro de equipe Pain.

O espanhol Joan Barreda liderou o Dakar 2014 durante as quatro etapas iniciais, sendo superado por Coma na 5ª especial. O espanhol continuou forte, disputando a ponta, mas dois tombos nas etapas finais. Um deles na penúltima etapa acabou causando problemas elétricos em sua motocicleta e o resultado foi a perda da vice-liderança. Barreda finalizou o Dakar na 7ª posição

Classificação da 13ª etapa (extraoficial):

1 – Cyril Despres (Yamaha YZF 450): 01:57:14
2 – Joan Barreda (Honda CRF 450 Rally): + 00:02:30
3 – Olivier Pain (Yamaha YZF 450): + 00:03:10
4 – Helder Rodrigues (Honda CRF 450 Rally): + 00:03:53
5 – Juan Pedrero Garcia (Sherco 450): + 00:04:05

Classificação geral após a 12ª etapa (extraoficial):

1 – Marc Coma (KTM 450 Rally): 54:50:53
2 – Jordi Viladoms (KTM 450 Rally): + 01:52:27
3 – Olivier Pain (Yamaha YZF 450): + 02:00:03
4 – Cyril Despres (Yamaha YZF 450): + 02:00:38
5 – Helder Rodrigues (Honda CRF 450 Rally): + 02:11:09

Colaboração especial de Klever Kolberg para http://www.michelin.com.br/

Créditos: www.klever.com.br.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Boletim Rally Dakar 2014: 12ª etapa (Carros) - 17/01/2014

Rally Dakar 2014: 12ª etapa carros – Peterhansel vence e supera Roma na liderança por Assessoria de Imprensa

Stéphane Peterhansel / Jean-Paul Cottrett - Mini All4 Racing
Foto: Divulgação

Nasser Al-Attiyah / Lucas Cruz - Mini All4 Racing
Foto: Divulgação

Nani Roma / Michel Périn - Mini ALL4 Racing
Foto: Divulgação

A dupla Stéphane Peterhansel / Jean-Paul Cottret (Mini All4 Racing) venceu a 12ª e penúltima especial do Rally Dakar 2014, disputada nesta sexta-feira, dia 17/01, partindo de El Salvador rumo a La Serena, no Chile. Com o resultado os franceses assumiram a liderança da prova, superando a dupla Nani Roma / Michel Périn (Mini All4 Racing), que ficou com a 3ª colocação na etapa.

O total percorrido no dia foi de 699 km. A especial com 349 km tinha muita areia, pedras e 150 km de dunas na região de Copiapo. Dos 152 carros e 71 caminhões presentes a largada em Rosário, apenas 66 carros e 50 caminhões continuavam na disputa.

Novamente o Mini de Nasser Al-Attiyah / Lucas Cruz foi o mais rápido no início do dia, seguido pelos companheiros de equipe Orlando Terranova / Paulo Fiuza, Stéphane Peterhansel / Jean-Paul Cottret e Nani Roma / Michel Périn.

O dia foi decisivo para a disputa pela liderança no acumulado. Roma largou com 5’32’’ de vantagem para Peterhansel. No final dos primeiros 100 km do trecho cronometrado, Nasser já tinha 50’’ de vantagem sobre Terranova. O argentino Federico Villagra aparecia com o 3º melhor tempo. Peterhansel vinha na cola e havia descontado 3’19’’ de Roma.

O domínio de Nasser continuou nos 100 km seguintes, colocando 51’’ em Terranova, e 2’42’’ em Peterhansel. Na luta pela ponta na geral, Peterhansel tinha descontado 5’04’’ de Roma.

Faltando apenas 25 km para o final da especial, Nasser continuava na liderança e Peterhansel havia superado Terranova, mas o mais importante era sua vantagem na etapa sobre Roma, que já era de 6’08’’, ou seja, naquele momento Peterhansel já era o líder na geral, com 36’ de vantagem sobre o espanhol.

No final Peterhansel foi o mais rápido, superando Nasser por 3’38’’ e Roma por 5’58’’. Assim o 11 vezes campeão do Dakar chega a liderança da prova na véspera da chegada, com um vantagem de 26’’ sobre Roma. Nem é preciso dizer que os 157 km da última especial literalmente serão quentes.

Classificação da 12ª etapa (extraoficial):

1 – Stéphane Peterhansel / Jean-Paul Cottret (Mini All4 Racing): 03:38:19
2 - Nasser Al-Attiyah / Lucas Cruz (Mini All4 Racing): + 00:03:38
3 – Nani Roma / Michel Périn (Mini All4 Racing): + 00:05:58
4 – Giniel De Villiers / Dirk Von Zitzewitz (Toyota): + 00:10:48
5 - Krzysztof Holowczyc / Konstantin Zhiltsov (Mini All4 Racing): + 00:18:06

Classificação geral após a 12ª etapa (extraoficial):

1 – Stéphane Peterhansel / Jean-Paul Cottret (Mini All4 Racing): 48:45:45
2 – Nani Roma / Michel Périn (Mini All4 Racing): + 00:00:26
3 - Nasser Al-Attiyah / Lucas Cruz (Mini All4 Racing): + 00:54:07
4 – Giniel De Villiers / Dirk Von Zitzewitz (Toyota): + 01:21:13
5 – Orlando Terranova / Paulo Fiuza (Mini All4 Racing): + 01:27:57

Neste sábado, dia 18/01, será disputada a 13ª e última etapa do Rally Dakar 2014. Todas as categorias fazem o mesmo roteiro, partindo de La Serena rumo a Valparaíso, no Chile. A etapa terá 535 km, sendo 378 km de deslocamentos e uma especial com 157 km.

Antes de chegar as praias de Valparaíso na costa do Pacífico, os competidores terão que subir os morros repletos de cactos durante a última especial. O orgulho e alegria de atravessar a linha de chegada estão se aproximando, mas as estatísticas são duras: todos os anos, um ou mais pilotos fracassam nesta reta final. Os competidores precisam ter cautela com as emoções.

Colaboração especial de Klever Kolberg para http://www.michelin.com.br/

Créditos: www.klever.com.br.

Boletim Rally Dakar 2014: 12ª etapa (Motos) - 17/01/2014

Rally Dakar 2014: 12ª etapa Motos – Despres vence e Marc Coma coloca uma mão no tetra por Assessoria de Imprensa

Cyril Despres - Yamaha YZF450
Foto: Divulgação

Marc Coma - KTM 450 Rally
Foto: Divulgação

Joan Barreda - Honda CRF 450 Rally
Foto: Divulgação

Jordi Viladoms - KTM 450 Rally
Foto: Divulgação

O francês Cyril Despres (Yamaha YZF 450) venceu a 12ª e penúltima etapa do Rally Dakar 2014, disputada nesta sexta-feira, dia 17/01, partindo de El Salvador rumo a La Serena, no Chile. O espanhol Marc Coma (KTM 450 Rally) fez o 2º melhor tempo. Coma já era líder na geral e este resultado já lhe garantiria a manutenção da boa vantagem sobre seu compatriota Joan Barreda (Honda CRF 450 Rally), 2º colocado na classificação acumulada, mas um problema mecânico tirou Barreda da disputa pelo título.

A etapa teve 699 km, sendo 350 km de deslocamentos e uma especial com 349 km. Para os padrões do Rally Dakar esta foi a última grande especial, já que no sábado os competidores enfrentarão “apenas” 157 km de trecho cronometrado.

Apenas 79 motos e 15 quadris deram a largada, das 196 motos e 41 quadris presentes ao início da prova em Rosário. O uruguaio Sergio Lafuente (Yamaha 700 Raptor), vice-líder da categoria Quadriciclos até o início da 11ª etapa, abandonou a prova nesta quinta-feira devido a problemas no motor.

Com uma grande vantagem na liderança e com o objetivo de evitar as surpresas mecânicas, Coma decidiu trocar o motor de sua KTM durante a noite. Como consequência o piloto espanhol perdeu a 1ª colocação obtida na etapa anterior, já que o regulamento prevê uma penalização de 15 minutos. Mesmo assim, no acumulado Coma ainda tinha 37’36’’ de vantagem sobre Barreda. Outro benefício estratégico desta decisão, é que Coma não seria o responsável por “abrir” o traçado nesta 12ª especial, largando um pouco mais atrás o piloto catalão já contaria com o rastro dos principais adversários, podendo administrar sua vantagem e monitorar o desempenho da concorrência.

Como em etapas anteriores, Helder Rodrigues (Honda CRF 450 Rally) foi o líder no inicio da especial, à frente de Despres, numa disputa pessoal pela 5ª colocação na geral, onde o português tinha dois minutos de vantagem sobre o francês. No final dos primeiros 100 km o francês reagiu e assumiu a ponta. Coma vinha com o 3º melhor tempo.

Despres completou os 200 km iniciais como o mais rápido, abrindo 2’17’’ de Rodrigues e 2’33’’ de Coma. Neste trecho o francês Olivier Pain (Yamaha YZF 450) superou os dois adversários e era o 2º mais rápido do dia.

Talvez o fato mais importante do dia aconteceu no km 264, onde a Honda de Barreda apresentou problemas e o piloto ficou parado por quase 30 minutos. O espanhol repartiu, mas quando faltavam 25 km para o final, teve de parar novamente. Depois de já ter perdido quase 60 minutos, Barreda voltou a rodar, mas não progrediu mais do que três km.

Na frente da especial, já muito próximos do final, Despres e Coma tiveram de dar meia volta, para procurar um Way Point (um ponto de passagem obrigatório). Tarefa concluída eles voltaram ao curso normal da etapa, com vitória de Despres, 2’17’’ à frete de Coma. Pain foi o 3º, seguido de Rodrigues que perdeu a posição para Despres na geral. Mas com o problema na moto de Barreda, Jordi Viladoms (KTM 450 Rally) foi promovido para a 2ª posição na geral, assim como Pain ganhou um lugar no pódio.

Classificação da 12ª etapa (extraoficial):

1 – Cyril Despres (Yamaha YZF 450): 03:58:18
2 – Marc Coma (KTM 450 Rally): + 00:02:17
3 – Olivier Pain (Yamaha YZF 450): + 00:05:53
4 – Helder Rodrigues (Honda CRF 450 Rally): + 00:07:21
5 – Jordi Viladoms (KTM 450 Rally): + 00:09:10

Classificação geral após a 12ª etapa (extraoficial):

1 – Marc Coma (KTM 450 Rally): 52:40:16
2 – Jordi Viladoms (KTM 450 Rally): + 01:59:49
3 – Olivier Pain (Yamaha YZF 450): + 02:10:16
4 – Cyril Despres (Yamaha YZF 450): + 02:14:01
5 – Helder Rodrigues (Honda CRF 450 Rally): + 02:20:39

Neste sábado, dia 18/01, será disputada a 13ª e última etapa do Rally Dakar 2014. Todas as categorias fazem o mesmo roteiro, partindo de La Serena rumo a Valparaíso, no Chile. A etapa terá 535 km, sendo 378 km de deslocamentos e uma especial com 157 km.

Antes de chegar às praias de Valparaíso na costa do Pacífico, os competidores terão que subir os morros repletos de cactos durante a última especial. O orgulho e alegria de atravessar a linha de chegada estão se aproximando, mas as estatísticas são duras: todos os anos, um ou mais pilotos fracassam nesta reta final. Os competidores precisam ter cautela com as emoções.

Colaboração especial de Klever Kolberg para http://www.michelin.com.br/

Créditos: www.klever.com.br.


Boletim Rally Dakar 2014: 11ª etapa (Caminhões) - 17/01/2014

Rally Dakar 2014: 11ª etapa Caminhões – Andrey Karginov vence e assume a ponta por Assessoria de Imprensa

Andrey Karginov / Andrey Mokeev / Igor Devyatkin - Kamaz
Foto: Divulgação

Em uma arrancada impressionante, o trio Andrey Karginov, Andrey Mokeev e Igor Devyatkin (Kamaz) alcançou a liderança dos caminhões no Dakar 2014. A 1ª colocação no acumulado foi conquistada nesta quinta-feira (16), na 11ª etapa, entre as cidades chilenas de Antofagasta e El Salvador, após os russos garantirem a 4ª vitória na prova e desbancarem o holandês Gerard De Rooy (Iveco), que acabou o dia na 3ª colocação, 15’51’’ atrás.

Com o resultado Karginov tem 7’56’’ de vantagem sobre De Rooy na classificação acumulada após 11 etapas.

A especial do dia teve 605 quilômetros com passagem pelo deserto do Atacama. O atual campeão Eduard Nikolaev (Kamaz) terminou na 2ª posição. Ele ocupa o 3º lugar no acumulado.

Classificação da 11ª etapa (extraoficial):

1º Andrey Karginov / Andrey Mokeev / Igor Devyatkin (Kamaz): 06:22:32
2º Eduard Nikolaev / Evgeny Yakovlev / Vladimir Ribakov (Kamaz): + 00:14:18
3º Gerard de Rooy / Tom Colsoul / Darek Rodewald (Iveco): + 00:15:51
4º Ales Loprais / Serge Bruynkens / Radim Pustejovksy (Tatra): + 00:22:36
5º Antonio Shibalov / Robert Amatych / Almaz Khisamiev (Kamaz): + 00:28:35

Classificação geral após a 11ª etapa (extraoficial):

1º Andrey Karginov / Andrey Mokeev / Igor Devyatkin (Kamaz): 48:25:17
2º Gerard de Rooy / Tom Colsoul / Darek Rodewald (Iveco): + 00:07:56
3º Eduard Nikolaev / Evgeny Yakovlev / Vladimir Ribakov (Kamaz): + 01:35:51
4º Ales Loprais / Serge Bruynkens / Radim Pustejovksy (Tatra): + 02:17:56
5º Dmitry Sotnikov / Vyatcheslav Mizyukaev / Andrey Aferin (Kamaz): + 03:10:19

Nesta sexta-feira, dia 17/01, será disputada a 12ª e penúltima etapa do Rally Dakar 2014. Todas as categorias fazem o mesmo roteiro, partindo de El Salvador rumo a La Serena, no Chile.

A etapa terá 799 km, sendo 349 km de deslocamentos e uma especial com 350 km. Esta será a última grande chance para uma mudança de resultado, já que os competidores enfrentarão muita areia e uma grande cadeia de dunas no final do trecho cronometrado.

Colaboração especial de Klever Kolberg para http://www.michelin.com.br/

Créditos: www.klever.com.br.


quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Boletim Rally Dakar 2014: 11ª etapa Motos - 16/01/2014

Rally Dakar 2014: 11ª etapa Motos – Coma vence e confirma a liderança por Assessoria de Imprensa

Marc Coma - KTM 450 Rally
Foto: Divulgação

Cyril Despres - Yamaha YZF 450
Foto: Divulgação

Joan Barreda - Honda CRF 450 Rally
Foto: Divulgação

O espanhol Marc Coma (KTM 450 Rally) está com uma mão em seu 4º título no Rally Dakar. Mesmo sem precisar ele venceu a especial válida pela 11ª e antepenúltima etapa do Rally Dakar 2014, disputada nesta quinta-feira, dia 16/01, partindo de Antofagasta rumo a El Salvador, no Chile. Com o resultado Coma ampliou para 52 minutos a vantagem sobre seu compatriota Joan Barreda (Honda CRF 450 Rally), 2º colocado na classificação acumulada após 11 etapas.

O percurso total do dia foi de 749 km, sendo 144 km de deslocamentos e 605 km de especiais. Um trecho bastante logo que testou os competidores em todo tipo de dificuldades oferecidas pelo Deserto do Atacama: pilotagem resistência física, navegação, areia, pedras, dunas e muito calor.

Apenas 80 motos e 16 quadris deram a largada, das 196 motos e 41 quadris presentes ao início da prova em Rosário.

Como a vantagem acumulada nas etapas anteriores de Coma sobre Barreda era de 44 minutos, todos esperavam que o líder da prova fosse administrar seu ritmo, mas Marc Coma mostrou que tinha planos diferentes. Aproveitando-se da sua posição de largada, o espanhol logo alcançou os concorrentes à frente e assumiu a liderança da especial, seguido por Cyril Despres (Yamaha YZF 450), Barreda, Helder Rodrigues (Honda CRF 450 Rally), Olivier Pain (Yamaha YZF 450) e Jordi Viladoms (KTM 450 Rally), estes três últimos envolvidos numa disputa direta 3ª colocação no acumulado.

Com um terço da especial disputada, Coma liderava com pequena vantagem sobre Despres. O francês tinha segundas intenções, já que nas etapas anteriores conseguiu se recuperar e já ocupava a 6ª colocação na geral, portanto ainda com boas chances de alcançar Pain e Rodrigues, respectivamente 4º e 5º colocados na classificação acumulada.

Com 50% da do trecho contra o relógio completo, Coma tinha 29’ de vantagem sobre Despres. O 3º mais rápido era Viladoms, 4’06’’ atrás do líder, com 38’’ de vantagem sobre Pain, seguido de Barreda e Rodrigues.

O ataque às dunas de Copiapo começou no KM 377 da especial. Coma continuava sólido na ponta, com 2’52’’ de vantagem sobre Despres. Barreda que vinha na sequencia sofreu uma queda forte e danificou os equipamentos de navegação de sua moto. O português voltou à disputa, mas tendo de seguir seus adversários, sem ter como confirmar o roteiro.

Mesmo sem necessitar vencer mais especiais para manter a liderança da prova, Coma completou a etapa na 1ª posição, com 2’51’’ de vantagem sobre Despres. Na luta pela terceira colocação, Pain chegou à frente de Viladoms, mas diminuiu a diferença em apenas 5 segundos. Barreda foi o 5º colocado.

Classificação da 11ª etapa (extraoficial):

1 – Marc Coma (KTM 450 Rally): 06:36:08
2 – Cyril Despres (Yamaha YZF 450): + 00:02:41
3 – Olivier Pain (Yamaha YZF 450): + 00:05:28
4 – Jordi Viladoms (KTM 450 Rally): + 00:05:33
5 – Joan Barreda (Honda CRF 450 Rally): + 00:08:12

Classificação geral após a 11ª etapa (extraoficial):

1 – Marc Coma (KTM 450 Rally): 48:24:41
2 – Joan Barreda (Honda CRF 450 Rally): + 00:52:36
3 – Jordi Viladoms (KTM 450 Rally): + 02:07:56
4 – Olivier Pain (Yamaha YZF 450): + 02:21:40
5 – Helder Rodrigues (Honda CRF 450 Rally): + 02:30:35

Nesta sexta-feira, dia 17/01, será disputada a 12ª e penúltima etapa do Rally Dakar 2014. Todas as categorias fazem o mesmo roteiro, partindo de El Salvador rumo a La Serena, no Chile.

A etapa terá 799 km, sendo 349 km de deslocamentos e uma especial com 350 km. Esta será a última grande chance para uma mudança de resultado, já que os competidores enfrentarão muita areia e uma grande cadeia de dunas no final do trecho cronometrado.

Colaboração especial de Klever Kolberg para http://www.michelin.com.br/

Créditos: www.klever.com.br.

WRC – Bryan Bouffier lidera o primeiro dia do Rally de Monte Carlo - 16/01/2014

WRC – Bryan Bouffier lidera o primeiro dia do Rally de Monte Carlo por Assessoria de Imprensa

Bryan Bouffier - Ford Fiesta RS WRC
Foto: Divulgação

A temporada 2014 do WRC – Campeonato Mundial de Rally teve início nesta quinta-feira, dia 16/01 com o Rally de Monte Carlo. O francês Bryan Bouffier é o líder após seis especiais disputadas.

As condições estavam complicadas, já que alguns trechos permaneciam secos duas horas antes da prova, quando as equipes fizeram a inspeção das especiais, recomendando para seus pilotos a escolha de pneus para asfalto, mas durante a prova os competidores encontraram gelo e neve, onde é recomendável utilizar os pneus com cravos.

Como a maioria dos competidores, o atual Campeão do Mundo, o francês Sébastien Ogier (Volkswagen Polo R WRC) fez a escolha dos pneus slick, de composto super macio. Na primeira curva Ogier bateu no muro, mas conseguiu continuar na prova.

Logo na sequencia vinha o belga Thierry Neuville, estreando na equipe Hyundai, e bateu forte a traseira de seu i20 WRC em um poste, tendo de abandonar a competição.

O polonês Robert Kubica, em sua estreia no volante de um Ford Fiesta RS WRC, ignorou o drama dos adversários e surpreendeu fazendo os melhores tempos nas duas primeiras especiais disputadas no período da manhã.

Na última especial matutina o que estava ruim ficou ainda pior para quem estava com pneus slick. E muito melhor para quem havia optado por pneus com cravos, mais adequados ao gelo e neve, justamente o caso do francês Bryan Bouffier (Ford Fiesta RS WRC) que assumiu a liderança da prova, seguido pelo irlandês Kris Meeke (Citroën DS3 WRC), que havia feito a mesma opção e passou a ocupar a segunda colocação, seguido pelo espanhol Dani Sordo (Hyundai i20 WRC).

Na parte da tarde quase todos decidiram por calçar seus carros com os pneus de inverno. Jari-Matti Latvala (Volkswagen Polo R WRC) foi o mais rápido na 4ª especial, subindo da 18ª para a 10ª colocação.

No deslocamento para a 5ª especial, Sordo pensava em tomar a 2ª posição de Meeke, mas um problema elétrico no i20 WRC acabou provocando um abandono prematuro da prova. Ogier foi o mais rápido, seguido por Latvala. Ogier vinha escalando a classificação e já era o 4º colocado no acumulado.

Na última especial do dia Ogier venceu novamente. Bryan Bouffier conseguiu manter a liderança da prova, enquanto Kris Meeke superou Robert Kubica na batalha pela segunda posição.

Classificação do Rally de Monte Carlo – Dia 1:

1º. Bryan Bouffier (Ford): 1:25:36,6
2º. Kris Meeke (Citroën): + 38,8
3º. Robert Kubica (Citroën): + 39,5
4º. Sébastien Ogier (WV): + 47,3
5º. Mads Ostberg (Citroën): + 01:20,7
6º. Elfyn Evans (Ford): + 01:38,6
7º. Jari-Matti Latvala (WV): + 02:20,8
8º. Mikko Hirvonen (Ford): + 02:46,9

Créditos: www.klever.com.br.

Boletim Rally Dakar 2014: 11ª etapa (Carros) - 16/01/2014

Rally Dakar 2014: 11ª etapa carros – Vitória de Terranova, Roma continua na liderança por Assessoria de Imprensa

Orlando Terranova / Pablo Fiuza - Mini ALL$ Racing
Foto: Divulgação

Nani Roma / Michel Périn - Mini All4 Racing
Foto: Divulgação

Stéphane Peterhansel / Jean-Paul Cottret - Mini All4 Racing
Foto: Divulgação

A dupla Orlando Terranova / Paulo Fiuza (Mini All4 Racing) venceu a 11ª e antipenúltima especial do Rally Dakar 2014, disputada nesta quinta-feira, dia 16/01, partindo de Antofagasta rumo a El Salvador, no Chile. Os líderes da prova, a dupla Nani Roma / Michel Périn (Mini All4 Racing), ficou com a 2ª colocação na etapa, conseguindo ampliar para cinco minutos sua vantagem sobre seus companheiros de equipe Stéphane Peterhansel / Jean-Paul Cottret.

Os competidores percorreram 749 km, sendo 144 km de deslocamentos e 605 km de trechos cronometrados com muita areia, pedras, dunas e todas as dificuldades oferecidas pelo Deserto do Atacama.

Dos 152 carros e 71 caminhões presentes a largada em Rosário, apenas 70 carros e 51 caminhões continuavam na disputa. O campeão de 2010, Carlos Sainz, abandonou a prova ao sofrer um acidente com deu Buggy SMG V8 no trecho neutralizado entre as especiais da quarta-feira. Sainz decidiu reabastecer seu veículo em um posto de combustíveis fora do roteiro da competição. Neste deslocamento capotou o carro. Outro abandono na 10ª etapa foi da dupla dos brasileiros Guilherme Spinelli / Youssef Haddad (ASX Racing V8). Na primeira parte da especial Youssef sofreu um forte impacto no pescoço. Com as dores aumentando no intervalo entre as especiais, a dupla decidiu procurar assistência médica.

Quase repetindo o que aconteceu nos capítulos anteriores, os Mini de Nasser e Peterhansel dominaram o início do dia. Roma vinha na mesma balada, seguido de Orlando Terranova e Krzysztof Holowczyc. Após os cinco carros da equipe alemã, aparecia o Toyota de Giniel de Villiers.

Com uma diferença de apenas 2 minutos separando Roma de Peterhansel na classificação acumulada da prova, o espanhol não tinha mais o que administrar e partiu para o ataque, praticamente se igualando ao francês.

Após um terço do trecho cronometrado completo, Nasser conseguiu abrir uma vantagem de 4’38’’ para Peterhansel e 6’11’’ para Roma. Enfurecido com a perda da 4ª colocação na geral para de Villiers, Terranova vinha forte, superando Peterhansel e Roma, 3’11’’ atrás de Nasser.

Próximo ao km 240 Peterhansel teve problemas e foi superado por Roma. Nos 100 km seguintes os dois carros perderam tempo em relação a Nasser e Terranova. Os dois também foram superados por de Villiers, mas Roma continuava com 3’30’’ de vantagem sobre Peterhansel.

Com dois terços da especial percorridos, Nasser continuava ampliando sua vantagem. O catariano já tinha 6’04’’ sobre Terranova, 12’00’’ sobre de Villiers, 13’13’’ sobre Roma e 16’24’’ sobre Peterhansel.

Quando faltavam apenas 50 km para o final da especial, Nasser teve problemas e perdeu mais de 20 minutos. Terrannova assumiu a liderança e venceu a etapa, seguido de Roma, de Villiers, Peterhansel e Nasser.

Com o resultado Roma conseguiu respirar mais aliviado, vendo sua vantagem na geral sobre Peterhansel crescer de dois para cinco minutos. Na briga pela quarta posição, nova mudança na classificação, Terranova superou de Villiers.

Classificação da 11ª etapa (extraoficial):

1 – Orlando Terranova / Paulo Fiuza (Mini All4 Racing): 05:58:00
2 – Nani Roma / Michel Périn (Mini All4 Racing): + 00:10:57
3 – Giniel De Villiers / Dirk Von Zitzewitz (Toyota): + 00:12:38
4 – Stéphane Peterhansel / Jean-Paul Cottret (Mini All4 Racing): + 00:14:14
5 - Nasser Al-Attiyah / Lucas Cruz (Mini All4 Racing): + 00:20:57

Classificação geral após a 11ª etapa (extraoficial):

1 – Nani Roma / Michel Périn (Mini All4 Racing): 45:01:54
2 – Stéphane Peterhansel / Jean-Paul Cottret (Mini All4 Racing): + 00:05:32
3 - Nasser Al-Attiyah / Lucas Cruz (Mini All4 Racing): + 00:56:01
4 – Orlando Terranova / Paulo Fiuza (Mini All4 Racing): + 01:03:39
5 – Giniel De Villiers / Dirk Von Zitzewitz (Toyota): + 01:15:57

Nesta sexta-feira, dia 17/01, será disputada a 12ª etapa do Rally Dakar 2014. Todas as categorias fazem o mesmo roteiro, partindo de El Salvador rumo a La Serena, no Chile.

A etapa terá 799 km, sendo 349 km de deslocamentos e uma especial com 350 km. Esta será a última grande chance para uma mudança de resultado, já que os competidores enfrentarão muita areia e uma grande cadeia de dunas no final do trecho cronometrado.

Colaboração especial de Klever Kolberg para http://www.michelin.com.br/

Créditos: www.klever.com.br.

Deixe o seu comentário para o Óscar

Deixe o seu comentário abaixo:

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Boletim do Rally Dakar 2014: 10ª etapa (Carros) - 15/01/2014

Rally Dakar 2014: 10ª etapa carros – Nasser vence, Roma líder, Peterhansel está colado por Assessoria de Imprensa

Nasser Al-Attiyah / Lucas Cruz - Mini ALL4 Racing
Foto: Divulgação - DPPI

Stéphane Peterhansel / Jean-Paul Cottret - Mini ALL4 Racing
Foto: Divulgação - Francois Flamand/DPPI

Nani Roma / Michel Périn - Mini ALL4 Racing
Foto: Divulgação - François Flamand/Mini

Carlos Sainz / Timo Gottschalk - Buggy SMG V8
Foto: Divulgação

A dupla Nasser Al-Attiyah / Lucas Cruz (Mini All4 Racing) venceu a 10ª especial do Rally Dakar 2014, disputada nesta quarta-feira, dia 15/01, partindo de Iquique rumo a Antofagasta, no Chile. A dupla Nani Roma / Michel Périn (Mini All4 Racing), líder da classificação acumulada, ficou com a 3ª colocação na etapa, mas não conseguiu evitar a aproximação de Stéphane Peterhansel / Jean-Paul Cottret (Mini All4 Racing).

A especial de 631 km, além do deslocamento de 58 km, foi dividida em dois trechos. O primeiro trecho, com 231 km, desceu para o sul ao longo do litoral do Pacífico, com muitas dunas e fesh-fesh. Depois um longo trecho neutralizado de 185 km e os competidores percorreram mias 215 km contra o relógio de muita areia e dunas.

Como na etapa anterior, os Mini de Nasser e Peterhansel dominaram a etapa, num duelo particular durante todo o percurso. Nos primeiros quilômetros Nasser aproveitou os rastros do companheiro e foi mais rápido, mas ainda nos 100 km iniciais Peterhansel deu o troco.

Roma, alarmado pela redução de sua vantagem nas etapas anteriores, também forçou o ritmo, seguido de Orlando Terranova / Paulo Fiuza (Mini All4 Racing) e Giniel De Villiers / Dirk Von Zitzewitz (Toyota).

No final da primeira parte do trecho cronometrado, Nasser foi mais veloz, 1’16’’ à frente de Peterhansel. O Buggy SMG V8 da dupla Carlos Sainz / Timo Gottschalk se recuperou da quebra da suspensão na etapa anterior fez o 3º melhor tempo.

Roma não conseguiu evitar outra diminuição de sua vantagem em relação ao multi campeão do Dakar e levou 7’01’’ de Peterhansel. Na luta pela terceira colocação na geral, Nasser estava levando a melhor, enquanto de Villiers foi 7’39’’ mais rápido que Terranova.

No deslocamento para a segunda parte da especial, o Buggy de Carlos Sainz saiu da pista. O espanhol abandonou a prova e foi socorrido pela equipe médica, com ferimentos sem gravidade.

Na segunda parte da especial Nasser e Peterhansel continuaram acelerando feito alucinados. Nasser conseguiu abrir mais alguns segundos do francês, vencendo a especial com 3’50’’ de vantagem para o 11 vezes campeão do Dakar. Com o resultado Nasser, vencedor do Dakar de 2011, assumiu a 3ª colocação na geral, 46 minutos atrás de Roma. Se o catariano não tivesse recebido uma penalização de 60 minutos por perder um waypoint, ele seria o líder da prova.

Na etapa Roma foi o 3º mais rápido, mas viu Peterhansel tomar 9’55’’ de sua vantagem, que após a 10ª etapa foi dizimada a 2’15’’. Ela já foi de mais de 33 minutos no final da 6ª especial. Tudo leva a crer que os dois companheiros de equipe vão sonhar um com o outro.

Classificação da 10ª etapa (extraoficial):

1 - Nasser Al-Attiyah / Lucas Cruz (Mini All4 Racing): 04:23:35
2 – Stéphane Peterhansel / Jean-Paul Cottret (Mini All4 Racing): + 00:03:50
3 – Nani Roma / Michel Périn (Mini All4 Racing): + 00:13:45
4 – Giniel De Villiers / Dirk Von Zitzewitz (Toyota): + 00:28:15
5 - Krzysztof Holowczyc / Konstantin Zhiltsov (Mini All4 Racing): + 00:31:13

Classificação geral após a 10ª etapa (extraoficial):

1 – Nani Roma / Michel Périn (Mini All4 Racing): 34:15:37
2 – Stéphane Peterhansel / Jean-Paul Cottret (Mini All4 Racing): + 00:02:15
3 - Nasser Al-Attiyah / Lucas Cruz (Mini All4 Racing): + 00:59:46
4 – Giniel De Villiers / Dirk Von Zitzewitz (Toyota): + 01:14:16
5 – Orlando Terranova / Paulo Fiuza (Mini All4 Racing): + 01:14:36

Nesta quinta-feira, dia 16/01, será disputada a 11ª etapa do Rally Dakar 2014. Todas as categorias fazem o mesmo roteiro, partindo de Antofagasta rumo a El Salvador, no Chile.

A etapa terá 749 km, sendo 144 km de deslocamentos e uma especial com 605 km. Além da distância, os competidores precisão superar muita areia, pedras, dunas e todas as dificuldades oferecidas pelo Deserto do Atacama neste dia decisivo para a edição de 2014 do Rally Dakar.


Colaboração especial de Klever Kolberg para http://www.michelin.com.br/

Créditos: www.klever.com.br.

Boletim do Rally Dakar 2014: 10ª etapa (Motos) - 15/01/2014

Rally Dakar 2014: 10ª etapa Motos – Vitória Barreda, Coma segue firme como líder por Assessoria de Imprensa

Joan Barreda - Honda CRF 450 Rally
Foto: Divulgação - François Flamand/DPPI

Cyril Despres - Yamaha YZF 450
Foto: Divulgação


Marc Coma - KTM 450 Rally
Foto: Divulgação

O espanhol Joan Barreda (Honda CRF 450 Rally) faturou a especial válida pela 10ª etapa do Rally Dakar 2014, disputada nesta quarta-feira, dia 15/01, partindo de Iquique rumo a Antofagasta, no Chile. Fazendo uma prova tática e administrando a larga vantagem na liderança do acumulado após 10 etapas, o espanhol Marc Coma (KTM 450 Rally) fez o 5º melhor tempo do dia. Ele segue tranquilo rumo ao tetra.

Todas as categorias percorreram 688 km. O dia iniciou com um deslocamento de 58 km, seguidos de uma especial dividida em dois trechos. O primeiro com 231 km, seguindo para o sul ao longo do litoral do Pacífico, com muitas dunas e fesh-fesh. Depois um longo trecho neutralizado de 185 km e a perna final com 215 km.

O francês Cyril Despres (Yamaha YZF 450) mostrou que acordou com apetite e dominou o início da especial, seguido pelo português Helder Rodrigues (Honda CRF 450 Rally) e os espanhóis Jordi Viladoms (KTM 450 Rally), Marc Coma e Joan Barreda.

As dificuldades de navegação, já que as motos praticamente não têm rastros para seguir, mudaram o resultado do primeiro trecho cronometrado, que teve Barreda como mais rápido, seguido de Rodrigues, Despres, Olivier Pain (Yamaha YZF 450), Javier Pizzolito (Honda CRF 450 Rally), Kuba Przygonski (KTM 450 Rally) e Marc Coma. O chileno Jeremías Israel (450 Rally Speedbrain), 4º colocado na geral sofreu uma queda forte e teve de ser socorrido pela equipe médica da organização.

Após o trecho de neutralização as motos largaram para os 215 km finais. Barreda continuou intocável, disparado na frente, mostrando que decidiu partir para o ataque total. Rodrigues, Despres e Pain continuavam na sequencia, enquanto Coma parecia decidido a não correr grandes riscos e era o 5º colocado.

Barreda venceu com 8’00’’ de vantagem para Rodrigues, que superou Despres em 1’40’’. Coma fez uma prova segura, tática e finalizou a especial na 5ª colocação, 11’20’’ atrás de Barreda. Com o resultado Coma continua na ponta, com 44 minutos de vantagem sobre Barreda.

Classificação da 10ª etapa (extraoficial):

1 – Joan Barreda (Honda CRF 450 Rally): 04:42:00
2 – Helder Rodrigues (Honda CRF 450 Rally): + 00:08:00
3 – Cyril Despres (Yamaha YZF 450): + 00:09:40
4 – Olivier Pain (Yamaha YZF 450): + 00:11:11
5 – Marc Coma (KTM 450 Rally): + 00:11:26

Classificação geral após a 10ª etapa (extraoficial):

1 – Marc Coma (KTM 450 Rally): 41:48:33
2 – Joan Barreda (Honda CRF 450 Rally): + 00:44:10
3 – Jordi Viladoms (KTM 450 Rally): + 02:02:03
4 – Olivier Pain (Yamaha YZF 450): + 02:16:12
5 – Helder Rodrigues (Honda CRF 450 Rally): + 02:21:16

Nesta quinta-feira, dia 16/01, será disputada a 11ª etapa do Rally Dakar 2014. Todas as categorias fazem o mesmo roteiro, partindo de Antofagasta rumo a El Salvador, no Chile.

A etapa terá 749 km, sendo 144 km de deslocamentos e uma especial com 605 km. Além da distância, os competidores serão testados por todas as dificuldades oferecidas pelo Deserto do Atacama neste dia decisivo para a edição de 2014 do Rally Dakar.

Colaboração especial de Klever Kolberg para http://www.michelin.com.br/

Créditos: www.klever.com.br.

Boletim do Rally Dakar 2014: 9ª etapa (Carros) - 14/01/2014

Rally Dakar 2014: 9ª etapa carros – Nova vitória de Peterhansel, cada vez mais perto de Roma, líder por Assessoria de Imprensa

Stéphane Peterhansel / Jean-Paul Cottrett - Mini All4 Racing
Foto: Divulgação

Nasser Al-Attiyah / Lucas Cruz - Mini All4 Racing
Foto: Divulgação

Orlando Terranova / Paulo Fiuza - Mini All4 Racing
Foto: Divulgação

A dupla Stéphane Peterhansel / Jean-Paul Cottret (Mini All4 Racing) venceu a 9ª especial do Rally Dakar 2014, disputada nesta terça-feira, dia 14/01, partindo de Calama rumo a Iquique, no Chile. Esta foi a terceira etapa vencida pela dupla em 2014, que reduziu para 12 minutos a desvantagem em relação a seus companheiros de equipe, a dupla formada pelo espanhol Nani Roma e o francês Michel Périn, líderes da prova no acumulado após nove etapas.

Esta foi a primeira especial da 36ª edição do Dakar no Deserto do Atacama. Segundo os organizadores e confirmado pelos pilotos, os 422 km do trecho cronometrado foram importantes para a prova. Inicialmente os trechos eram de alta velocidade, mas a segunda parte com muitas dunas e areia, exigindo muita habilidade na navegação.

Mas como as motos e quadriciclos já haviam deixado muitos rastros, o Mini de Nasser Al-Attiyah / Lucas Cruz pode partir ao ataque, seguido por Peterhansel. Os dois carros forçaram o ritmo durante toda a especial, com vitória do duelo para o francês, 2’17’’ à frente do catariano.

Roma partiu na 6ª posição e teve de enfrentar muita poeira dos concorrentes à frente, perdendo 11’36’’ para Peterhansel nesta especial. O espanhol viu sua vantagem, que já foi de mais de 30 minutos, ser reduzida a 12’10’’.

Afastado da disputa na geral, o Buggy SMG V8 da dupla Carlos Sainz / Timo Gottschalk sofreu a quebra de uma braço de suspensão no km 195.

Na luta pela terceira colocação da geral, entre o Mini do argentino Orlando Terranova e o Toyota do sul-africano Giniel de Villiers, Terranova levou a melhor, mesmo com a perda de tempo devido a um pneu furado, problema com que também fez parte do dia de Giniel de Villiers, que teve dificuldades para achar os waypoints nas dunas do trecho final. Terranova assumiu a 3ª colocação na geral e o sul-africano caiu para a 5ª colocação, após nove dias de prova ele tem o mesmo tempo, inclusive na soma dos segundos, de Nasser.

A dupla dos brasileiros Guilherme Spinelli / Youssef Haddad (ASX Racing V8) completou a etapa na 14ª colocação, 51’24’’ atrás do vencedor do dia.

Classificação da 9ª etapa (extraoficial):

1 – Stéphane Peterhansel / Jean-Paul Cottret (Mini All4 Racing): 04:17:53
2 - Nasser Al-Attiyah / Lucas Cruz (Mini All4 Racing): + 00:02:17
3 – Nani Roma / Michel Périn (Mini All4 Racing): + 00:11:36
4 – Orlando Terranova / Paulo Fiuza (Mini All4 Racing): + 00:14:14
5 – Giniel De Villiers / Dirk Von Zitzewitz (Toyota): + 00:22:57

11 – Guilherme Spinelli / Youssef Haddad (ASX Racing V8): + 00:17:09

Classificação geral após a 9ª etapa (extraoficial):

1 – Nani Roma / Michel Périn (Mini All4 Racing): 34:15:37
2 – Stéphane Peterhansel / Jean-Paul Cottret (Mini All4 Racing): + 00:12:10
3 – Orlando Terranova / Paulo Fiuza (Mini All4 Racing): + 00:54:33
4 - Nasser Al-Attiyah / Lucas Cruz (Mini All4 Racing): + 00:59:46
5 – Giniel De Villiers / Dirk Von Zitzewitz (Toyota): + 00:59:46

11 – Guilherme Spinelli / Youssef Haddad (ASX Racing V8): + 04:45:04

Nesta quarta-feira, dia 15/01, será disputada a 10ª etapa do Rally Dakar 2014. Todas as categorias voltam a fazer o mesmo roteiro, partindo de Iquique rumo a Antofagasta, no Chile.

A etapa terá 689 km, sendo 58 km de deslocamentos e uma especial com 631 km, novamente com muita areia, dunas e o Fesh-Fesh, pó fino como talco típico das regiões áridas e desérticas.

Colaboração especial de Klever Kolberg para http://www.michelin.com.br/

Créditos: www.klever.com.br.