quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Resto de cometa que explodiu há 28 milhões de anos é achado na Terra


Reportagem retirada do site UOL





A primeira evidência de que um cometa entrou na atmosfera da Terra e explodiu sobre o Egito, destruindo toda forma de vida ao redor da região do Saara, foi descoberta por uma equipe da Universidade de Witwatersrand, na África do Sul. Segundo o grupo, uma pequena pedra preta que estava dentro de um cristal de silício amarelo é o primeiro exemplar conhecido do núcleo de um cometa. O fato ocorrido há 28 milhões de anos pode ajudar os cientistas a desvendar os segredos da formação do nosso Sistema Solar Terry Bakker
Uma equipe de cientistas sul-africanos identificou pela primeira vez vestígios de um cometa que explodiu sobre o Egito ao entrar na atmosfera há 28 milhões de anos, informou a Universidade de Witwatersrand (Wits), em Johanesburgo.

  • Nasa/Esa/Hubble Heritage Team (STScI/AURA)
Além de destruir toda forma de vida ao redor da região de impacto, a explosão causou um aumento da temperatura da areia até os 2.000 graus Celsius (°C), o que provocou a formação de uma quantidade impressionante de cristal de silício amarelo, disperso em 6.000 quilômetros quadrados pelo Saara, destacou a instituição.

A peça central de um broche do faraó Tutancâmon, que representa um escaravelho, foi feita a partir desse cristal, assegura a Universidade sul-africana.

Graças ao estudo de uma pedrinha preta misteriosa, encontrada em 1996 por um geólogo egípcio no interior de um pedaço de cristal de silício, a equipe de cientistas de Wits está convencida de ter encontrado "o primeiro exemplar conhecido do núcleo de um cometa, e não só um tipo pouco comum de meteorito".

Trata-se da "primeira prova de um cometa que entrou na atmosfera terrestre e explodiu", destacou a Universidade, indicando que a pedrinha de 30 gramas tinha um "componente extraterrestre".

Entenda a diferença

Asteroide   Objeto rochoso, relativamente pequeno e inativo, que orbita o nosso Sol
Meteoroide   Sobras de asteroides ou cometas que orbitam o nosso Sol
Meteoro   Fenômeno que ocorre ao longo da atmosfera da Terra e deixa um rastro de luz no céu
Meteorito   Quando um meteoroide ou um asteroide resistem à passagem pela atmosfera terrestre e   atingem o solo do nosso planeta, ele é classificado como um meteorito
Cometa   Objeto de gelo relativamente pequeno, mas muitas vezes ativo, que tem cauda de gás e poeira
  • Fonte: Othon Winter, professor e pesquisador de trajetórias espaciais da Unesp (Universidade Estadual Paulista), e Nasa (Agência Espacial Norte-Americana)
"Contém 65% de carbono, enquanto os meteoritos contêm apenas 3% de carbono", explicou o catedrático Jan Krammers, do departamento de Geologia da Universidade de Wits.

A explosão também deu origem a diamantes microscópicos. Os diamantes se formam quando o carbono é submetido a temperatura e pressão extremas.

Os cometas, que são bolas de gelo misturadas com poeira cósmica, "visitam sempre nossos céus", explicou o professor David Block, citado no comunicado de Wits, onde chefia o laboratório de poeira cósmica. Mas nunca antes na história "tinha sido encontrado um cometa sobre a Terra".
Até o momento só tinha sido identificada poeira rica em carbono no gelo do Ártico ou partículas de poeira microscópicas na alta atmosfera. 

"A Nasa [Agência Espacial Norte-American] e a ESA [Agência Espacial Europeia] gastaram bilhões de dólares para recolher alguns miligramas de material de cometa na Terra e agora temos um enfoque novo (...) para estudar este material sem gastar bilhões de dólares para buscá-lo", ironizou Kramers.

"Os cometas contêm a chave que permite compreender a formação do nosso Sistema Solar, e esta descoberta nos oferece uma ocasião sem precedentes para estudar o material dos cometas de primeira mão", destacou Block.











Nenhum comentário:

Postar um comentário