sábado, 11 de janeiro de 2014

Boletim do Rally Dakar 2014 (balanço) - 11/01/2014

Rally Dakar 2014: Balanço na metade do caminho por Assessoria de Imprensa

Marc Coma - KTM 450 Rally
Foto: Divulgação

Sergio Lafuente - Yamaha 700 Raptor
Foto: Divulgação

Nani Roma / Michel Périn - Mini ALL4 Racing
Foto: Divulgação

Gerard de Rooy / Tom Colsoul / Darek Rodewald - Iveco
Foto: Divulgação - Gigi Soldano DPPI

Neste sábado, dia 11/01, os concorrentes do Rally Dakar 2014 desfrutam do merecido dia de descanso, em Salta, na Argentina. A opinião geral na caravana é de que esta 36ª edição está muito difícil, com etapas duríssimas, muito calor, todo tipo de terreno (areia, terra, cascalho, pedras, dunas, atoleiros, leitos de rios secos) e muita navegação. E o prato principal, o Deserto do Atacama, será servido no início da próxima semana, quando serão disputadas as sete etapas finais para chegar ao destino, dia 18/01, em Valparaiso, no Chile.

Veja o balanço da primeira metade da prova:

Motos: Nas duas rodas a esperada batalha entre o francês Cyril Despres e o espanhol Marc Coma contou com outros atores principais. O espanhol Joan Barreda liderou as quatro etapas iniciais. Ele foi seguido de perto por Despres e Coma, mas seu companheiro de equipe, o britânico Sam Sunderland resolveu aparecer na fita, vencendo a segunda etapa, mas logo ficando no caminho. Foi na 5ª etapa que o domínio da prova mudou para as mãos de Marc Coma. Além da vitória do dia, a maioria dos adversários teve grandes dificuldades de navegação e problemas mecânicos. O espanhol impôs uma vantagem de mais de 40 minutos para Barreda, o que lhe permite o luxo de ter alguma gordura para administrar no alcance de seu objetivo: sua 4ª vitória no Dakar, a 13ª da KTM.

Veja a classificação acumulada das motos:
1º Marc Coma (KTM): 23:08:00
2º Joan Barreda (Honda): + 00:42:17
3º Alain Duclos (Sherco): + 01:00:58
4º Jordi Viladoms (KTM): + 01:08:09
5º Jeremias Israel Esquerre (Speedbrain): + 01:33:28

Quadriciclos: Antes da largada o bicampeão da categoria, o argentino Marcos Patronelli procurou ser modesto, despistando o favoritismo e exaltando as dificuldades que vinham pela frente. Dada a bandeirada de largada, após duas etapas ele já dominava a prova. Num diagnóstico prematuro qualquer um seria induzido a imaginar que mais uma vitória estava sendo construída. Mas o calor infernal tirou o grande favorito da prova, que tem três protagonistas num duelo imprevisível: o uruguaio Sergio Lafuente, o polonês Rafal Sonik e o chileno Ignacio Casale.

Veja a classificação acumulada dos quadriciclos:
1º Sergio Lafuente (Yamaha): 29:22:20
2º Rafal Sonik (Yamaha): + 00:22:18
3º Ignacio Casale (Yamaha): + 00:24:04
4º Sebastian Husseini (Honda): + 03:18:54
5º Mohamed Abu-Issa (Honda): + 05:27:02

Carros: O francês Stéphane Peterhansel, antes da prova, quando entrevistado sobre seus adversários, elegeu o espanhol Nani Roma, seu companheiro de equipe, como seu principal rival. Pois bem, não sabemos se por coincidência ou profecia, mas como nas motos a liderança do Dakar 2014 está nas mãos de um catalão. Roma fez uma excelente temporada ao lado de seu navegador, o experiente francês Michel Périn, que já ajudou outros pilotos a conquistarem o cobiçado título. Na 5ª etapa, Roma e Périn estavam muito inspirados. Com uma excelente performance de pilotagem e navegação assumiram a liderança da prova, e a consistência (que faltou para a concorrencia) em todas as seis etapas lhes dá uma boa margem de segurança para o início da segunda parte da prova. A dupla tem mais de 30 minutos de vantagem sobre Peterhansel, mas o 11 vezes campeão do Dakar já disse que a segunda colocação não interessa.

Veja a classificação acumulada dos carros:
1º Nani Roma / Michel Périn (Mini): 22:11:28
2º Orlando Terranova / Paulo Fiuza (Mini): +00:30:30
3º Stephane Peterhansel / Jean Paul Cottret (Mini): +00:33:23
4º Giniel de Villiers / Dirk Von Zitzewitz (Toyota): + 00:40:54
5º Nasser Al-Attiyah / Lucas Cruz (Mini): + 01:22:35

Caminhões: A batalha entre os caminhões italianos e os russos está indefinada. O holandês Gerard de Rooy quer conquistar o segundo título para a Iveco. Ele sabe que tem uma vantagem importante, mas pequena quando se imagina o tipo de dificuldades e imprevistos que podem aparecer nos próximos sete dias de prova. O russo Eduard Nikolaev, atual defensor do título, teve seguidos problemas mecânicos e furos nos pneus. Talvez ele vá focar na equipe, procurando ajudar seu camarada Andrey Karginov que está mais próximo do líder.

Veja a classificação acumulada dos caminhões:
1º Gerard de Rooy / Tom Colsoul / Darek Rodewald (Iveco): 23:14:27
2º Andrey Karginov / Andrey Mokeev / Igor Devyatkin (Kamaz): + 00:29:05
3º Eduard Nikolaev / Evgeny Yakovlev / Vladimir Ribakov (Kamaz): + 01:07:42
4º Hans Stacey / Detlef Ruf / Bernard der Kinderen (Iveco): 01:19:44
5º Dmitry Sotnikov / Vyatcheslav Mizyukaev / Andrey Aferin (Kamaz): + 01:22:35

Colaboração especial de Klever Kolberg para http://www.michelin.com.br/

Créditos: www.klever.com.br.


Nenhum comentário:

Postar um comentário